POR QUE OBTER A CIDADANIA ITALIANA?
Instituto Cidadania Italiana • 3 de janeiro de 2017

Com a mudança nos requisitos para obtenção dos vistos para os Estados Unidos, uma realidade veio à tona: as regras que permitem o acesso de estrangeiros são definidas pelo próprio país. Apesar da postura questionável do novo Presidente americano, tais limitações são expressão da soberania do Estado e não podem ser questionadas. A limitação na emissão de vistos é um dos aspectos que afetam o crescente número de brasileiros que estão mudando para outros países em busca de mais segurança e qualidade de vida. Como é um fator da soberania, fica a critério do Estado definir os requisitos para ingresso e permanência de estrangeiros em seu território. Porém, esses requisitos podem mudar dependendo da origem do imigrante.


Cientes das vantagens de possuir mais de uma nacionalidade, muitos brasileiros estão solicitando o reconhecimento de seus direitos como cidadãos de outros Estados. A nacionalidade é um vínculo jurídico-políticos que atribui direitos e deveres entre pessoas e Estados. Ela pode ser adquirida por nascimento ou naturalização. Naturalizados são aqueles que optam por adquirir outra nacionalidade em decorrência de um vínculo posterior (casamento por exemplo). Já a aquisição da nacionalidade por nascimento pode ser feita de duas formas: pelo nascimento no território de pais (ius solis) ou pela descendência (ius sanguinis). O Brasil adota o primeiro critério. Já os países do velho mundo, devido aos processos migratórios, seguem na sua maioria o critério da descendência.


Partido desse panorama, milhões de brasileiros possuem o direito à nacionalidade europeia. Temos, todavia, que salientar a autonomia de cada país em definir os requisitos e prazos para que se comprove o vínculo. Alguns países exigem que a comprovação de que o solicitante possua um grau de descendência mais próxima com o emigrado, outros não. No caso da cidadania italiana, não existe um grau de limite. Todos aqueles que possuem descendência italiana podem requerer tal reconhecimento.


A cidadania italiana permite, entre outros benefícios, os mesmos direitos de moradia, assistência médica e negócios que os demais europeus têm. Como a maioria das universidades italiana são públicas, o ensino superior é gratuito e permite a mobilidade entre outros países. Outra facilidade para os portadores da cidadania italiana é a possibilidade de trabalhar legalizado nos países da Europa permitindo obter aposentadoria. Além dos benefícios dentro da União Europeia, a cidadania italiana facilita o ingresso e permanência em outros países como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.


Muitos descendentes desistem de requerer a cidadania italiana pelo tempo de espera. Nos consulados brasileiros o processo pode demorar até 15 anos. A melhor opção para diminuir esse prazo é realizar o pedido diretamente na Itália. Nessa modalidade o processo pode ser feito em até um mês, dependendo da região.


O primeiro passo para saber se a pessoa tem o direito à cidadania italiana é identificar a certidão do ascendente que veio da Itália. Nascidos em algumas regiões não transmite a cidadania por pertencerem ao território da Áustria até início do século XX. Outro caso de limitação ocorre no caso dos nascidos antes de 01/01/1948 pela linha materna. Além disso deve solicitar a certidão negativa de naturalização.


Depois dessa pesquisa os interessados têm que recolher as certidões que comprovam a descendência italiana (certidões de nascimento, casamento e óbito) e verificar se existe a necessidade de retificação. Muitos registros possuem nomes e datas errados que podem inviabilizar o processo. Depois de tudo regularizado, o requerente tem que traduzir as certidões e realizar o apostilamento no cartório. Com esses documentos é possível requerer o reconhecimento em uma comune (cidade) italiana. Após o reconhecimento da cidadania é possível solicitar o Passaporte Italiano. André Trindade – Pres. do Rotary Club de Londrina Pé Vermelho


Últimas matérias

Caderno, lápis e montante de moedas para representar os cálculos dos valores detalhados
Por Renata Bueno 5 de agosto de 2024
Este artigo detalha os valores associados ao reconhecimento da cidadania italiana, abordando as diferentes formas de obtenção, os custos nos consulados, na Itália e via judicial, além de cuidados essenciais durante o processo.
Bandeira da Itália
Por Renata Bueno 31 de julho de 2024
Entenda quais são os custos relacionados ao reconhecimento da cidadania italiana e conheça mais sobre a modalidade de cidadania para investidores.
Foto do ponto turístico Altare della Patria com uma bandeira da Itália em cada lado
Por Jéssica Fontana 22 de julho de 2024
Este artigo esclarecerá suas principais dúvidas e fornecerá um caminho claro para você, que deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Fale com um de nossos especialistas  e saiba como conquistar a sua Cidadania Italiana?