DIFERENÇAS ENTRE O PROCESSO NO BRASIL E NA ITÁLIA
Instituto Cidadania Italiana • 25 de setembro de 2017

Uma das principais decisões a ser tomada por aqueles que pretendem iniciar um processo de reconhecimento da cidadania italiana, é decidir onde será realizado.

 

As normativas que regem o processo de reconhecimento permitem que este seja realizado tanto no Brasil como diretamente na Itália.

 

Para que essa decisão seja tomada de maneira mais adequada, é importante entender as diferenças entre realizar o processo em cada um dos países.

 

Em ambos os casos, depois de verificada a possibilidade de se obter o reconhecimento, é importante reunir todos os documentos exigidos para confirmar o direito ao reconhecimento. Reunidos e conferidos, os documentos devem ser traduzidos por tradutor juramentado e apostilados.

 

ITÁLIA

 

Com os documentos devidamente conferidos, traduzidos e apostilados, o próximo passo é ir até a Itália para fixar residência e dar início ao processo. (Com relação à viagem, a recomendação é a de que seja feita em um voo direito para a Itália, sem escala em outros países da União Europeia).

 

Após a confirmação da residência, os requerentes devem aguardar a visita do vigile, um policial que verificará se todos os requerentes estão, de fato, morando na residência.

 

Após a visita do vigile é feita a solicitação da cidadania. O processo é apresentado ao Ufficio di Stato Civile. O responsável verificará se todos os documentos estão de acordo e fará o requerimento da Certidão de Não Renúncia aos Consulados Italianos no Brasil. Com o retorno desta certidão, o processo é finalizado.

 

Menores de 18 anos não precisam estar presentes, sendo necessária somente a apresentação da certidão de nascimento devidamente traduzida e apostilada.

 

BRASIL

 

O processo de reconhecimento da cidadania italiana, quando realizado no Brasil é feitos pelos consulados. Desta forma, o primeiro passo, a ser tomado por aqueles que pretendem realizar o processo de reconhecimento no Brasil, é dar entrada na fila de espera do consulado e aguardar a convocação.

 

Muito importante ressaltar que, o requerente deve dar entrada no Consulado que atende a região em que ele reside, por exemplo: Se o requerente está morando em São Paulo, ele deve dar entrada no Consulado de São Paulo, não podendo optar por dar entrada no Consulado do Rio de Janeiro.

 

O tempo de espera na fila de alguns Consulados atualmente está em torno de 10 anos.

 

Ao ser convocado pelo Consulado, o requerente deve apresentar os documentos. O Consulado recebe os documentos e verifica se todos os requerentes têm direito ao reconhecimento. Estando toda a documentação correta, os requerentes recebem a informação do deferimento do pedido, sendo realizada a sua inscrição consular.

 

Em ambos os casos, com a finalização do processo, o requerente esta apto a dar entrada na solicitação de seu passaporte italiano, o que pode ser feito tanto no Brasil quanto na Itália.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Últimas matérias

Caderno, lápis e montante de moedas para representar os cálculos dos valores detalhados
Por Renata Bueno 5 de agosto de 2024
Este artigo detalha os valores associados ao reconhecimento da cidadania italiana, abordando as diferentes formas de obtenção, os custos nos consulados, na Itália e via judicial, além de cuidados essenciais durante o processo.
Bandeira da Itália
Por Renata Bueno 31 de julho de 2024
Entenda quais são os custos relacionados ao reconhecimento da cidadania italiana e conheça mais sobre a modalidade de cidadania para investidores.
Foto do ponto turístico Altare della Patria com uma bandeira da Itália em cada lado
Por Jéssica Fontana 22 de julho de 2024
Este artigo esclarecerá suas principais dúvidas e fornecerá um caminho claro para você, que deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Fale com um de nossos especialistas  e saiba como conquistar a sua Cidadania Italiana?