Itália e o Coronavírus
Instituto Cidadania Italiana • 2 de abril de 2020

Apesar da boa queda nos números diários de infectados, Itália extende a quarentena.

Desde o início da pandemia até essa quinta-feira, 2 de abril, houveram 115.242 casos confirmados de COVID-19 na Itália, de acordo com boletim publicado pelo Departamento de Proteção Civil. 


Captura de Tela do Boletim. Fonte: http://www.protezionecivile.gov.it/

E também registra, até o momento 83.049 pessoas positivas para o vírus. 18.278 pessoas já foram curadas e 13.915 morreram.

A Itália é o país europeu que vem batendo recordes de mortes em decorrência da pandemia do coronavírus, juntamente com a Espanha, onde também se encontram grandes concentrações de idosos. Estados Unidos ainda segue no topo da lista, sendo o país com maior número de casos. 

Apesar das notícias, a Itália está com um aumento no número de curados: o chefe da Proteção Civil, Angelo Borelli, afirmou durante a conferência diária, nessa quarta-feira, dia 02, que haviam 1.431 pessoas curadas nas últimas 24h, um aumento em relação às 1.118 de ontem. 

A respeito de manter medidas de contenção, Borelli disse
“Há alguns dias, pelo menos desde 27 de março, assistimos a uma redução no aumento de pacientes internados em terapia intensiva: hoje o número é realmente pequeno para aqueles em terapia intensiva, 18 a mais que ontem. Toda uma série de valores que estão se estabilizando. Então, não sei dizer se começamos ou quando o decrescimento começará “, concluiu.

Angelo Borelli ao centro da da imagem, em conferência com a imprensa.


Campanha Milano Non Si Ferma

Diversos estudiosos e pesquisadores acompanham a pandemia pelo mundo e apontam que o índice de casos confirmados nos países varia de acordo com a política adotada em cada um deles, além da quantidade de infraestrutura disponível.

Após a campanha polêmica em Milão “Milano Non Si Ferma” (Milão Não Para), que aconteceu no final de fevereiro de 2020, com o objetivo de manter a cidade ativa, o prefeito Giuseppe Sala pediu desculpas. Em entrevista para Fabio Fazio, durante o episódio de domingo (29) à noite, do programa Che tempo che fa, admitiu: “Foi um erro. (…) Ninguém ainda havia entendido a virulência do vírus”, disse aos jornalistas.

Quarentena

Em entrevista para o La7 na noite de Domingo (29), Francesco Boccia, ministro de Assuntos Regionais, anunciou que havia a possibilidade de extensão da quarentena: “A extensão do bloqueio após 3 de abril será decidida nas próximas horas”. Depois, houve a confirmação pelo ministro da saúde italiano, Roberto Speranza, nesta quarta-feira (1º) de que a Itália estenderá a quarentena para 13 de abril.

“Não devemos confundir os primeiros sinais positivos com um sinal ‘totalmente liberado’. Os dados mostram que estamos no caminho certo e que as decisões drásticas estão dando frutos”, disse Speranza ao Senado. Fonte: Agência Brasil.

Roberto Speranza,  ministro da saúde da Itália.


Quarentena e Cidadania Italiana

A Quarentena tem afetado diversos setores, sobretudo o comércio. O impacto em toda sociedade é intenso e rigoroso, porém, as pessoas vêm buscando alternativas para continuarem produzindo. Seja de casa, em Home Office, ou através de reuniões on-line, evitando, assim, aglomerações e seguindo as recomendações do governo italiano e OMS. Tanto os sistemas públicos e privados estão, de certa forma, funcionando em sua estrutura mínima no país. A Itália, segue sem data definida para retorno total.

Quanto aos processos de Cidadania Italiana, o Instituto de Cidadania Italiana continua atendendo às dúvidas e fazendo a assessoria em processos por meio de Home Office, seguindo com as atividades normalmente.  Apenas em certos casos específicos, precisamos de certidões e registros dos descendentes italianos, que são feitas através de buscadores em Comunes e Paróquias italianas. Essas, no entanto, ainda continuam paralisadas devido a quarentena. 

Últimas matérias

Caderno, lápis e montante de moedas para representar os cálculos dos valores detalhados
Por Renata Bueno 5 de agosto de 2024
Este artigo detalha os valores associados ao reconhecimento da cidadania italiana, abordando as diferentes formas de obtenção, os custos nos consulados, na Itália e via judicial, além de cuidados essenciais durante o processo.
Bandeira da Itália
Por Renata Bueno 31 de julho de 2024
Entenda quais são os custos relacionados ao reconhecimento da cidadania italiana e conheça mais sobre a modalidade de cidadania para investidores.
Foto do ponto turístico Altare della Patria com uma bandeira da Itália em cada lado
Por Jéssica Fontana 22 de julho de 2024
Este artigo esclarecerá suas principais dúvidas e fornecerá um caminho claro para você, que deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Fale com um de nossos especialistas  e saiba como conquistar a sua Cidadania Italiana?