Cidadania Italiana Via Judicial: O que é? Como fazer?
Instituto Cidadania Italiana • 20 de abril de 2020

A cidadania Judicial é uma boa proposta para quem tem a necessidade de um processo mais ágil e não dispõe do tempo e empenho para fazê-la presencialmente na Itália, ou para quem apenas não gostaria de ficar anos aguardando na fila no consulado. Dessa maneira leva aproximadamente 2 anos para ter a cidadania já reconhecida, podendo levar menos tempo. Dentro da via judicial, existem dois tipos de processos, acompanhe a seguir.



1 – O que é a cidadania italiana via materna judicial


Há um tempo atrás a via judicial era apenas feita para aqueles descendentes italianos de via materna – a via materna é quando a cidadania é transmitida por uma mulher italiana casada com um não-italiano, um homem de outra nacionalidade.

Pois bem, mas o processo via materna nem sempre foi possível: antigamente a mulher não tinha o direito de passar aos filhos (nascidos antes de 1948) a cidadania italiana, pois nessa época a mulher que casasse com um estrangeiro abria mão de sua nacionalidade, visto que a Itália ainda era um reino apenas os homens tinham direitos civis. 


Em 22 de dezembro de 1947 foi promulgada a Constituição da República, entrando em vigor no começo de 1948 que conferiu às mulheres italianas todos os direitos já conferidos aos homens, dessa forma, a partir dessa data as mulheres italianas também passavam o direito a cidadania para seus filhos.


As primeiras jurisprudências sobre o tema surgiram em 2009 quando o Tribunal Civil de Roma passou a garantir para todos os requerentes de linhagem materna o direito de reconhecer a cidadania Italiana.



2 – O que é o processo de cidadania italiana via judicial contra fila consular ? 


Para essa demanda judicial o solicitante deve se inscrever no consulado de sua região de residência. A ação proposta no Tribunal de Roma é justamente para contestar a fila tão extensa arguindo o descumprimento da lei por parte do Estado Italiano, essa que prevê no máximo 730 dias para que a Administração Pública conclua o processo da cidadania do descendente italiano. O prazo foi estabelecido pelo Decreto da Presidência dos Conselho de Ministros nº. 33 de 17/1/2014 sobre a Lei 91/92 que dispõe acerca da cidadania italiana. 


Nós aqui do instituto consideramos essa maneira a mais vantajosa, pois fazendo judicialmente você pode colocar inúmeros requerentes da mesma família (devidamente comprovados) e obter o reconhecimento para todos de uma vez só, aqui mesmo já tivemos casos de famílias com 30… 40 requerentes, legal não é mesmo? 



O que é necessário para iniciar o processo?


De qualquer maneira, em qualquer uma das opções que você escolher, são necessários os documentos:

  • Registro de Nascimento em original (estratto dell’atto di nascita) do antepassado italiano que deu origem ao direito à cidadania;
  • Certidão negativa de naturalização (CNN);
  • Certidão de nascimento em inteiro teor traduzida e apostilada;
  • Certidão de casamento em inteiro teor traduzida e apostilada;
  • Certidão de óbito (se houver) originais recentes e em inteiro teor;
  • Procuração judicial;
  • Protocolo ou comprovante de inscrição.

As certidões em inteiro teor de todos da linhagem, nascimento, casamento e óbito, precisam estar traduzidas e apostiladas. Esses documentos são os mesmos usados para processos feitos via Consulado no Brasil, a única diferença é que você também irá precisar da procuração e do protocolo. Os requerentes não precisam ir a Itália, sendo indispensável a procuração para o advogado que entenda do assunto. O processo pode ser acompanhado através do aplicativo da justiça italiana.



Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, que buscaremos esclarecer: contato@institutocidadaniaitaliana.org.br 


Últimas matérias

Caderno, lápis e montante de moedas para representar os cálculos dos valores detalhados
Por Renata Bueno 5 de agosto de 2024
Este artigo detalha os valores associados ao reconhecimento da cidadania italiana, abordando as diferentes formas de obtenção, os custos nos consulados, na Itália e via judicial, além de cuidados essenciais durante o processo.
Bandeira da Itália
Por Renata Bueno 31 de julho de 2024
Entenda quais são os custos relacionados ao reconhecimento da cidadania italiana e conheça mais sobre a modalidade de cidadania para investidores.
Foto do ponto turístico Altare della Patria com uma bandeira da Itália em cada lado
Por Jéssica Fontana 22 de julho de 2024
Este artigo esclarecerá suas principais dúvidas e fornecerá um caminho claro para você, que deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Fale com um de nossos especialistas  e saiba como conquistar a sua Cidadania Italiana?