
Confira os benefícios de se tornar um cidadão Europeu
Sabemos que o Brasil é uma grande mistura de povos, culturas e etnias, não é mesmo? Existem, principalmente, muitos descendentes de europeus vivendo aqui.
Os antepassados italianos, no final do século 19, habitaram em muitas colônias pelo nosso país garantindo até hoje a dupla nacionalidade a quem tem o sangue italiano.
Com a dupla cidadania o descendente se torna um legítimo cidadão europeu com os mesmos direitos e deveres, os deveres implicam em assumir a identidade, assimilar a cultura, a história. E aplicar na prática os valores europeus partilhando, trabalhando e até mesmo votando (o voto não é obrigatório), colaborando dessa maneira para uma organização internacional mais justa e também garantindo assim melhores chances de trabalho e estudo.
Quais as vantagens de ter cidadania Italiana?
A cidadania italiana, junto com a cidadania portuguesa e a cidadania espanhola, são as mais fáceis de se reconhecer, porque não há limite de gerações. A esses descendentes é garantida a cidadania ius sanguinis, direto de sangue, que pode ser atribuída a um indivíduo de acordo com sua ascendência e origem étnica.
A dupla cidadania traz inúmeras vantagens como o livre trânsito entre a Europa, especialmente os que fazem parte do Espaço Schengen, sem a obrigação dos vistos inerentes ou limite de permanência. Com menos burocracias é possível morar, trabalhar, estudar, se aposentar e utilizar todos os demais benefícios pertencentes aos cidadãos europeus nascidos na Europa.
Vantagens da Cidadania Italiana
Trabalhar
É muito comum as pessoas mundo afora terem o sonho de morar na europa, mas para isso é necessário estudar ou trabalhar. É nesse processo que os cidadãos encontram dificuldades e burocracias para atingir tal objetivo.
Com a cidadania reconhecida, é possível trabalhar na Europa, tranquilamente. Até mesmo quando uma empresa contrata algum cidadão estrangeiro, os que possuem dupla cidadania são muito mais valorizados e preferidos. E, além disso, se o cidadão tiver fluência em italiano ele pode, inclusive, prestar concurso público.
Estudar
Por um custo bem mais baixo, chegando a ficar até 3 vezes mais barato, é possível estudar na Europa. Existe a possibilidade de concorrer à bolsas de estudo oferecidas tanto pelo governo, quanto por fundações. É permitido o ingresso em escolas, graduações, pós graduações, mestrados, doutorados, cursos técnicos, etc, além de muitos desses serem ofertados em inglês também.
Morar
Cidadãos europeus podem morar em qualquer país membro da União Europeia e ou da Convenção de Schengen. Ademais é legítimo também o direito de alugar ou comprar e financiar imóveis.
Vale lembrar inclusive que o seguro de viagem para esses locais têm cobertura de € 30.000,00 e não há necessidade data de volta e atestar meios de que pode se sustentar durante a permanência no país estrangeiro.
Viajar
O passaporte italiano é um dos mais fortes do mundo, não há necessidade de visto para viajar por pelo menos 150 países, e você ainda pode aproveitar as menores filas destinadas para europeus na imigração dos aeroportos.
Working Holiday Visa na Austrália e Nova Zelândia
Esse é um tipo de visto que permite que você trabalhe em tempo integral, é concedido por 1 ano podendo ser prorrogado por mais 1 em cada país, porém só é disponibilizado até os 30 anos.
Estados Unidos (EUA), Canadá e Japão
O cidadão com dupla cidadania não precisa de visto para entrar nesses países, apenas uma autorização que pode ser retirada online.